Após denúncia de Tania Ferreira, Prefeitura anula contrato com assessoria

por Assessoria de Comunicação publicado 17/08/2021 09h50, última modificação 17/08/2021 10h41

Na última sessão ordinária (10/08), Tania Ferreira (Solidariedade) apresentou um requerimento cobrando do prefeito informações sobre contratação de assessoria contábil. A vereadora lembrou que o Executivo já tem toda a estrutura da Secretaria de Finanças e uma equipe de contabilidade, mas, mesmo assim, fez questão de acertar quase R$100 mil sem licitação para uma empresa aberta há apenas quatro meses. Nesta terça-feira (17/08), a Prefeitura formalizou a anulação do contrato.

“Se tivesse o mínimo de legalidade, certamente não seria anulado. Foi uma ação tão vergonhosa que realmente não tinha como o prefeito sustentar. E o mais grave é que já não é a primeira. Primeiro foi o acerto da clínica, com ele dizendo que não sabia e empurrando tudo nas costas da ex-secretária de Saúde. Agora, esse absurdo desse contrato. Qual será a próxima? Onde que isso vai parar?”, questiona a vereadora.

No último dia 9, a Prefeitura homologou a contratação direta (inexigibilidade de licitação) com a ASP – Serviços de Assessoria e Consultoria Empresarial e Governamental LTDA, empresa criada em 8 de abril, há apenas quatro meses. A vereadora ficou surpresa e decidiu cobrar informações. Em seguida, o site Rio Pardo News, por conta própria, iniciou uma investigação jornalística indo até o local cadastrado como sede da assessoria e apontando que a empresa seria uma instituição fantasma.

“Nenhum dos vizinhos sabia informar onde era a tal assessoria. Cheguei na suposta sede e a mulher não conhecia o nome do proprietário. Só quando eu informei que era um escritório de contabilidade foi quando ela me deu um número de telefone. Liguei e o cara me disse que trabalhava na Prefeitura de Aquidauana, mas que foi procurado para auxiliar porque o pessoal de Ribas era uma equipe nova e não teria experiência nos trâmites legais. Parece até brincadeira”, diz Kleber Souza, editor-chefe do Rio Pardo News.

Tania Ferreira diz que a anulação não vai servir para varrer o assunto para baixo dos panos. A vereadora promete ir a fundo para investigar o ocorrido.

“É muito fácil para o prefeito tentar fazer esse tipo de contratação absurda, anular e dizer que está tudo certo. Ainda mais um prefeito que gostava tanto de entrar na Justiça contra as gestões anteriores. Agora que tem a oportunidade deveria dar o exemplo, mas é exatamente o oposto que estamos vendo. Vamos buscar todas as medidas cabíveis”, frisa Tania.

Clique aqui e acesse o Requerimento 76/21

Clique aqui e acesse a anulação da contratação pela Prefeitura