Câmara aprova dez proposições
Dez matérias foram aprovadas na sessão dessa terça-feira (22/05) da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo: um projeto de lei (PL), uma proposta de emenda à Lei Orgânica (Pelom), seis indicações e duas moções. Estiveram presentes os vereadores: Anderson Guimarães (PRP), Boca de Lata (PR), Lourenço José da Silva (PR), Lucy Duarte (PEN), Luiz do Sindicato (PTB), Nayara Pereira (PSB), Paulo da Pax (PR), Professora Sonia (PSDB) e o presidente Robertão (MDB).
A Pelom de Paulinho Machado (MDB) para estabelecer uma data fixa para a eleição da Mesa do segundo biênio da legislatura foi aprovada em segunda e última votação. Atualmente, o Regimento Interno diz apenas que a eleição precisa ocorrer até 1° de janeiro do terceiro ano do mandato. O vereador quer que o dia seja especificado: sempre na primeira segunda-feira de dezembro do segundo ano da legislatura. Boca de Lata, Lourenço José da Silva e Paulo da Pax também assinaram a proposição.
O presidente Robertão solicitou ao prefeito que haja um apoio à família de Vilma Almeida da Silva Vilela, moradora da Vila Jabour. O vereador diz que as pessoas sofrem com água minando em todos os cômodos da casa e vivem em frente a um verdadeiro esgoto a céu aberto, em uma situação tão crítica que já fez a Defesa Civil condenar a residência.
Lourenço José da Silva indicou ao secretário de estado de Infraestrutura que seja feita manutenção na estrada de acesso à Usina do Mimoso. O vereador diz que a rua está em péssimas condições, com enormes buracos e um grande volume de pedras, atrapalhando centenas de pessoas que circulam pelo local.
Anderson Guimarães solicitou ao secretário de Obras que sejam feitas melhorias na iluminação pública em cinco ruas dos bairros São Sebastião, Vila Nova e Vista Alegre. O vereador pede a poda de árvores e a troca de lâmpadas, afirmando que os procedimentos melhorariam bastante a visibilidade e a sensação de segurança dos cidadãos que residem e passam pelas regiões.
Professora Sonia indicou ao prefeito que faça patrolamento nas ruas dos bairros Jardim das Palmeiras e Boa Vista. A vereadora diz que os bairros abrigam centenas de pessoas, sendo fundamental a limpeza e conservação de suas ruas.
Fabiana Galvão (PEN), Nayara Pereira e Paulo da Pax sugeriram que o prefeito tome medidas urgentes para elaborar o PL de municipalização do saneamento básico e crie o respectivo conselho municipal. Os vereadores afirmam que o procedimento é essencial para que Ribas possa receber recursos do Ministério das Cidades. A indicação é de autoria de Professora Sonia.
Boca de Lata convidou Luiz do Sindicato a assinar sua moção de congratulação a um grupo de cinco servidores do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil. Os vereadores enumeram diversos serviços prestados pelos policiais em benefício da população de Ribas, dentre eles o fechamento de diversos pontos de drogas com a prisão de vários traficantes, o esclarecimento de homicídios e a recuperação de grande quantidade de gado furtada. Anderson Guimarães, Fabiana Galvão, Lourenço José da Silva, Lucy Duarte, Nayara Pereira, Paulo da Pax, Professora Sonia e Robertão também assinaram a matéria.
Lucy Duarte (PEN) apresentou moção de pesar pelo falecimento de Euclides Alves Ferreira, ocorrido no último dia 19. A vereadora diz que ele, conhecido como “Baixinho do Hotel”, e sua esposa inovaram no setor de hospedagem de Ribas, gerando emprego e renda. A moção é de autoria de Professora Sonia. Anderson Guimarães, Boca de Lata, Fabiana Galvão, Lourenço José da Silva, Luiz do Sindicato, Nayara Pereira, Paulo da Pax e Robertão também assinaram a matéria.
Clique aqui para o download da pauta completa em PDF.
A próxima sessão está prevista para as 19h da terça-feira seguinte, 29/05, no Plenário da Câmara Municipal.
Confira as fotos da sessão no Facebook da Câmara.