Câmara aprova nove matérias
Nove matérias foram aprovadas na sessão dessa terça-feira (15/05) da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo: cinco indicações, dois requerimentos, uma proposta de emenda à Lei Orgânica (Pelom) e um projeto de lei (PL). Estes dois últimos ainda precisarão passar por uma segunda votação no Plenário. Houve, ainda, mais dois PL’s encaminhados para avaliação das comissões permanentes da Casa.
Participaram da reunião os vereadores: Anderson Guimarães (PRP), Boca de Lata (PR), Fabiana Galvão (PEN), Lourenço José da Silva (PR), Lucy Duarte (PEN), Luiz do Sindicato (PTB), Nayara Pereira (PSB), Paulo da Pax (PR), Professora Sonia (PSDB) e o presidente Robertão (MDB).
A Pelom de Paulinho Machado (MDB) para estabelecer uma data fixa para a eleição da Mesa do segundo biênio da legislatura foi aprovada em primeira votação. Atualmente, o Regimento Interno diz apenas que a eleição precisa ocorrer até 1° de janeiro do terceiro ano do mandato. O vereador quer que o dia seja especificado: sempre na primeira segunda-feira de dezembro do segundo ano da legislatura. Boca de Lata, Lourenço José da Silva e Paulo da Pax também assinaram a proposição. A Pelom precisa, ainda, passar por uma segunda votação.
Nayara Pereira, que convidou Lourenço José da Silva, Paulo da Pax e Robertão a assinarem a matéria, apresentou um PL para acabar com a cobrança da tarifa mínima de água. Os vereadores entendem que a cobrança da Sanesul é abusiva, pois obriga o cidadão a pagar por algo que ele não consumiu. O PL segue para avaliação das comissões permanentes. Boca de Lata e Paulinho Machado também assinaram a matéria.
Professora Sonia cobrou, do secretário de Educação, informações sobre o fechamento da Biblioteca Municipal Wilson Ricartes de Oliveira, no Centro. A vereadora diz que a unidade é fundamental para incentivar a leitura dos alunos de todas as escolas. O requerimento é de autoria de Nayara Pereira.
Fabiana Galvão solicitou, ao presidente da Energisa em MS, que seja feita a instalação da energia elétrica na quadra poliesportiva da Escola Municipal Mareide Monteiro de Lima. A vereadora diz que as instalações de responsabilidade do colégio já estão feitas, dependendo apenas da parte que cabe à Energisa. Segundo Fabiana Galvão, a iluminação beneficiaria os quase 400 alunos da unidade de ensino.
Boca de Lata solicitou, ao deputado estadual Beto Pereira (PSDB), que seja destinado com extrema urgência um caminhão pipa para atender a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O vereador conta que a Prefeitura possui apenas um veículo do tipo, precisando de outro para reforçar serviços essenciais como o combate aos focos de incêndio e o abastecimento de água em áreas remotas. Fabiana Galvão também assinou a indicação.
Anderson Guimarães solicitou, ao secretário de Obras, que sejam feitas melhorias na iluminação pública da Rua Delminda Coelho, que corta diversos bairros do município. O vereador diz que várias árvores estão tapando as lâmpadas, precisando de poda para melhorar a visibilidade e a sensação e segurança de quem passa pelo local.
Clique aqui para o download da pauta completa em PDF.
A próxima sessão está prevista para as 19h da terça-feira seguinte, 22/05, no Plenário da Câmara Municipal.
Confira as fotos da sessão no Facebook da Câmara.