Câmara convoca sessão extraordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 22/04/2020 11h40, última modificação 22/04/2020 13h20

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo convocou sessão extraordinária para as 8h da manhã da próxima segunda-feira (27/04). A reunião terá como pauta a leitura e eventual deliberação do Projeto de Lei (PL) 02/20 e do Projeto de Lei Complementar (PLC) 01/20, ambos de autoria da Prefeitura.

“Em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações, tivemos que suspender o atendimento ao público e as sessões ordinárias. No entanto, os serviços essenciais estão sendo mantidos e seguimos atentos às necessidades da população, estando à disposição para eventuais sessões extraordinárias”, disse o presidente Paulo da Pax (PL).

O PL 02/20 cria quatro vagas para professores de educação básica. O Executivo alega ser necessário devido à abertura de mais salas de aula, e destaca que não haverá aumento de despesas, sendo apenas a regularização de uma situação já existente.

O PLC 01/20 dispõe sobre médicos, criando mais uma vaga para pediatra e um novo cargo de psiquiatra. A Prefeitura diz que os profissionais são necessários para melhorar o atendimento aos pacientes.

As proposições na íntegra com o respectivo Edital de Convocação da sessão extraordinária estão disponíveis no Facebook da Câmara. O conteúdo dos documentos também pode ser acessado clicando aqui.

Covid-19

Em nova prorrogação a fim de manter esforços no combate à propagação do SARS-CoV-2, agente causador da Covid-19 (novo coronavírus), a Câmara anunciou, ainda, que as sessões ordinárias e o atendimento presencial ao público seguirão suspensos até 5 de maio. Os servidores continuam em regime de teletrabalho, se deslocando à sede do Legislativo para atividades essenciais ou sob convocação da Presidência.

Para mais informações, clique aqui e acesse a portaria na íntegra em PDF.

Segundo dados do Governo do Estado, Ribas do Rio Pardo teve, no último domingo (19/04), o terceiro pior índice de isolamento social de Mato Grosso do Sul, com pouco mais da metade da população (51,5%) se mantendo em suas residências. Apesar de o município ainda não ter caso confirmado de Covid-19, a recomendação é para que os cidadãos evitem sair de suas casas.

Até a manhã desta quarta-feira (22/04), as estatísticas referentes ao novo coronavírus relatam os seguintes números:

  • Mundo: 2,5 milhões de casos, 693 mil recuperados e 178 mil mortes;
  • Brasil: 43 mil casos, 24 mil recuperados, 2.741 mortes;
  • Mato Grosso do Sul: 173 casos, 70 recuperados, seis mortes.

Prevenção e tratamento

Além de evitar aglomerações e manter isolamento social, o Ministério da Saúde recomenda aos cidadãos:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar;
  • Manter ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhar objetos pessoais como pratos, copos e talheres.

Os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos de uma gripe comum, sendo os mais observados: febre, tosse e dificuldade para respirar. O cidadão com suspeita de ter contraído a doença deve ser encaminhado a uma unidade de saúde para fazer o teste e, se confirmado o caso, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Para mais informações, clique aqui e acesse uma cartilha desenvolvida pelo Ministério da Saúde sobre a doença.