Câmara de Ribas devolve dinheiro não gasto e exige investimento em obras
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, através de dois cheques assinados e depositados via conta bancária, na última quarta-feira, dia 22, efetivaram a devolução de parte do duodécimo não gasto pelo legislativo nos meses de novembro e dezembro de 2014. O valor total é de R$ 163.836,04.
A economia nos gastos públicos do legislativo municipal é resultado de investigação conduzida pela Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo, que apurou irregularidades no pagamento de diárias a Vereadores e servidores e "esquema criminoso" de desvio de recursos públicos. Desde a justiça afastou oito dos onze vereadores, os contratos milionários e as ‘gordas’ diárias foram suspensas.
O presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, o vereador Sebastião Roberto Collis, e o primeiro secretário, o vereador Adriano Nogueira, assinaram os cheques e prometeram juntamente com os demais vereadores, fiscalizar e cobrar a aplicação correta do montante ‘devolvido’ ao executivo.
“Haverá uma comissão pra fiscalizar esse dinheiro que vai ser investido no término da creche da São João. Fizemos um acordo junto com o Ministério Público e senão tiver a finalização dessas obras com certeza o poder executivo vai ser penalizado sim.” Comentou o presidente ao ser interrogado sobre a possibilidade da Prefeitura não aplicar corretamente os recursos.
O presidente Sebastião Roberto Collis disse também quem pretende fazer uma nova devolução de sobra de duodécimo no fim do primeiro semestre de 2015. “Hoje está sobrando sim, entorno de uns 100, 150 mil reais por mês. Com a permanência da gente aqui, estudarmos uma maneira de um projeto melhor. Ou se agente encaminhar esse dinheiro para o executivo está realmente investindo em obras, como foi feito nessa parceria com o Ministério Público. Novas parcerias como essa podem ser firmadas para que esse dinheiro não seja extraviado.”