Câmara recebe Ordem DeMolay, aprova LDO e mais dez matérias
Ao todo, 11 matérias foram aprovadas na sessão dessa terça-feira (12/06) da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo: seis projetos de lei (PL’s), um requerimento e quatro indicações. Um outro PL foi encaminhado para avaliação das comissões permanentes. Todos os 11 vereadores estiveram presentes. A reunião contou, ainda, com o uso da tribuna livre e prestação de homenagens por parte de membros da Ordem DeMolay.
A pauta foi aberta com o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 sendo aprovado em segunda e última votação. Enviado pelo Executivo, o PL estabelece as previsões de receitas, despesas e metas do orçamento municipal para o ano seguinte. Inclusive, versa sobre as condições financeiras para o exercício do Legislativo. A matéria segue, agora, para avaliação do prefeito, que teve aprovados, em regime de urgência especial, dois outros PL’s.
Nayara Pereira (PSB) teve seu PL Geração de Emprego aprovado também em segunda e última votação. O projeto tem o objetivo de criar um programa para fornecer cursos profissionalizantes em que o cidadão receba uma bolsa-auxílio ao mesmo tempo em que se qualifica e se recicla para o mercado de trabalho. A matéria prevê até 100 oportunidades sendo criadas para o povo rio-pardense. O PL segue para avaliação do prefeito. Nayara Pereira teve, ainda, outro PL aprovado, mas ainda em primeira votação.
Boca de Lata (PR) convidou Luiz do Sindicato (PTB) a assinar seu PL que estabelece 18 de março como o Dia Municipal do DeMolay. Os vereadores dizem que, durante os 18 anos de atuação em Ribas, a Ordem DeMolay tem contribuído de forma imprescindível na formação de cidadãos, estimulando os jovens a discutir problemas, expressar suas ideias e a desenvolverem um trabalho social e construtivo. A matéria foi encaminhada para avaliação das comissões permanentes. Boca de Lata apresentou, também, duas indicações, que foram aprovadas por unanimidade.
Anderson Guimarães (PRP) cobrou do secretário de Educação informações sobre o transporte escolar rural da linha da Fazenda Santa Ana até a Fazenda Potreirinho. O vereador diz que vem recebendo, há quase um mês, reclamações dos pais de alunos sobre a falta de condução no local.
Professora Sonia (PSDB) solicitou ao secretário de Obras que melhore a iluminação pública da quadra da Praça da Juventude, no Parque Estoril. A vereadora afirma que os moradores da região estão tendo dificuldades para aproveitar o espaço de lazer e fazer atividades esportivas devido a problemas com a luminosidade.
Lourenço José da Silva (PR) indicou ao secretário de Obras que faça manutenção em duas pontes próximas ao Rio Verde, sobre os córregos Morrete e São João. O vereador diz que as estruturas estão em péssimo estado e lembra que fazem parte do trajeto de linhas escolares, pedindo urgência na resolução do problema.
Ordem DeMolay
Em atendimento à solicitação recebida via ofício do Colégio Alumni XV de Novembro 45, Charlin Castro teve autorização para usar a tribuna. Durante seu pronunciamento, falou sobre a história e os valores da Ordem DeMolay. Em seguida, Charlin convidou outros membros da instituição a darem o prêmio de “Amigo da Ordem DeMolay” aos 11 vereadores e ao prefeito Paulo Tucura, se colocando à disposição para ajudar na formulação de projetos em prol da juventude rio-pardense.
A Ordem DeMolay é uma instituição unificada e dirigida por maçons. Se define como a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos e filantrópicos, já tendo iniciado mais de 2,5 milhões de pessoas. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, EUA, tem o objetivo de formar jovens de 12 a 21 anos de idade melhores cidadãos e líderes através do fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.
Clique aqui para o download da pauta completa em PDF.
A próxima sessão está prevista para as 19h da terça-feira seguinte, 19/06, no Plenário da Câmara Municipal.
Confira as fotos da sessão no Facebook da Câmara.