Câmara recebe teatro em combate ao abuso sexual infantil
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta terça-feira (21/05), uma apresentação teatral do Centro Social Brasil Criança Cidadã em combate ao abuso sexual infantil. O musical ocorreu no Plenário, logo após a sessão ordinária que teve 14 matérias na pauta.
“O mês de maio é marcante pelo foco que se dá ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nós já fazemos atividades de prevenção durante todo o ano, mas estamos intensificando agora com palestras e rodas de conversa. Quero agradecer imensamente ao presidente da Câmara e aos demais vereadores pelo espaço cedido”, disse Elenice Maria da Silva, diretora do Centro.
Os vereadores se juntaram à plateia para acompanhar a peça que contava a estória de Maria, uma criança feliz que começou a ser presenteada por um homem estranho. Em seguida, houve um coral acompanhado de teclado, violão e violino.
“Quero pedir às mães que encaminhem seus filhos aos serviços de convivência. Estamos de braços abertos para receber as crianças e adolescentes”, garantiu Elenice.
Centro Social Brasil Criança Cidadã
O Centro Social Brasil Criança Cidadã é uma entidade pública fruto de parceria dos governos Federal e Municipal. Em Ribas do Rio Pardo, cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidos em grupos de duas faixas-etárias: dos 6 aos 11 e dos 12 aos 17 anos. Os inscritos têm acesso a oficinas e atividades diversas, como aulas de violão, violino, capoeira, judô e o projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”. Tudo gratuito.
A unidade fica na Rua Geraldo Bunazar Abes, 42, São João, próxima à Escola Municipal Iracy da Silva Almeida (ISA). Para fazer uma inscrição, no entanto, é necessário procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Maio Laranja
A referência de Elenice ao maior foco em atividades de combate ao abuso infantil neste mês se dá pela Lei Estadual 5.118/17, que institui o Maio Laranja, com o estado de Mato Grosso do Sul promovendo atividades para conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente.
Em Ribas do Rio Pardo, o Maio Laranja também foi instituído pela Lei 1.127/19, de autoria de Fabiana Galvão (Patriota), que dá também ao município a missão de desenvolver atividades de conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente. Na última quinta-feira (16/05), a Câmara recebeu uma audiência pública com a presença do autor da Lei Estadual, deputado Herculano Borges (Solidariedade), e da psicanalista e coordenadora da ONG Projeto Nova, Viviane Vaz.
---
Confira as fotos e a apresentação na íntegra no Facebook da Câmara.