Edervânia Malta quer criar programa de leitura nas escolas

por Assessoria de Comunicação publicado 07/11/2022 12h32, última modificação 07/11/2022 12h32

De autoria de Edervânia Malta (MDB), o Projeto de Lei 17/22 busca criar o Programa de Leitura Professora Maria Ramos nas unidades da rede municipal de ensino.

“O Projeto consiste em garantir a disponibilização direta nas unidades de ensino de livros dos mais variados gêneros literários. É necessário um maior incentivo à leitura que vá além do conteúdo acadêmico para instigar as crianças e adolescentes a melhorarem seus vocabulários e enriquecerem seus conhecimentos”, diz a vereadora.

O PL menciona que cada unidade de ensino deverá proporcionar a quantidade mínima de um livro para cada cinco alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O acervo seria constituído de obras da literatura ao conhecimento científico, abordando de ficção e temas lúdicos a história e documentais.

Os livros seriam adquiridos pelo Executivo, podendo, também, serem recebidas doações diretas da comunidade. Em todo caso, as obras dependeriam de prévia autorização do diretor da unidade de ensino, ou de pessoa por ele designada, para serem posteriormente disponibilizados aos alunos.

“Á futura Lei, visa-se dar o nome de Professora Maria Ramos, em homenagem a Maria Augusta Costa Ramos da Silva, leitora assídua e profissional da educação falecida em 2020 que fez história em Ribas do Rio Pardo, lecionando, propagando seu amor e conhecimento pelo nosso município que, inclusive, ajudou na elaboração do hino oficial”, explica Edervânia Malta.

O texto da matéria ainda prevê a realização de um festival literário anual durante a semana em que constar a data de 11 de agosto (Dia do Estudante), envolvendo todas as unidades da rede municipal de ensino com atividades lúdicas e educacionais para fortalecimento do Programa.

Tramitação

Protocolada, a proposição aguarda para ser inserida na ordem do dia de uma sessão, quando será encaminhada para análise das comissões permanentes.

PL

Clique aqui e baixe o PL na íntegra