Em audiência pública na Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo, população escolhe trajeto para a MS-377 e MS-338
A Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo realizaram, nesta segunda-feira, dia 22 de maio, uma audiência pública com a finalidade de escolher a melhor proposta para o trajeto de duas rodovias estaduais – a MS-357 e a MS-338 - que passarão pelo município, partindo de Camapuã e finalizando em Santa Rita do Pardo.
Com o auditório da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo lotado, a população debateu três propostas com o foco da discussão voltado sobre como a rodovia passaria pela cidade. Pela proposta inicial, elaborada pelo governo do Estado, a rodovia passaria pela ponte do Rio Botas e, no perímetro urbano de Ribas do Rio Pardo, utilizaria a rua Waldemar Francisco da Silva e a avenida Senador Filinto Müller, chegando até a BR-262. Essa proposta foi rejeitada por duas razões: o trânsito com veículos pesados passaria dentro da cidade, causando riscos de acidentes à população e o custo para manter o asfalto em bom estado seria bem mais elevado e teria que ser arcado pela prefeitura.
A segunda proposta seria a utilização de estradas rurais com a rodovia passando longe da cidade, saindo no trevo do Mantena. A proposta foi rejeitada porque o acesso a Ribas do Rio Pardo sofreria restrições, principalmente porque um dos objetivos é trazer recursos para a cidade com estímulo à economia, principalmente para os segmentos de serviços, como os de restaurantes, borracharia e de peças para veículos leves e pesados, além de hotéis.
Na terceira proposta, representantes de todos os setores da sociedade de Ribas do Rio Pardo chegaram a um denominador comum, já que a estrada passará pela ponte do Rio Botas, chegando até as proximidades do bairro São Sebastião, virando à esquerda na rua José dos Santos, cortando por trás do residencial Alvorada e passando próxima de propriedades rurais, que terão agora uma maneira eficaz de escoar as produções agrícolas, florestais e de pecuária bovina. Nesta proposta, a rodovia estadual encontrará a BR-262 da região do Maseal.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, vereador Sebastião Roberto Collis, o Robertão, o mais importante – neste caso – foi o fato de a população ter participado das discussões e escolhido a melhor proposta de trajeto no perímetro urbano. “A discussão foi excelente, de alto nível e acredito que foi escolhido o melhor trajeto para Ribas do Rio Pardo, porque o município não terá de arcar com custos astronômicos para manter uma rodovia cortando a cidade, não haverá riscos de acidentes para a população e a estrada passará perto, o que significa geração de serviços e negócios para a classe empresarial, que quer crescer e gerar empregos para o nosso povo”, detalhou Robertão.
O deputado estadual Paulo Corrêa participou da audiência representando o Estado, via Assembleia Legislativa. Corrêa informou que a obra terá recursos do Fundersul – Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul – e que será licitada no segundo semestre deste ano. O ex-prefeito Roberson Moureira também participou da audiência, explicando os detalhes de cada proposta e representando o setor de engenharia do município. O Prefeito Paulo Tucura gostou da proposta escolhida e disse que a audiência mostrou que a sociedade rio-pardense discutiu de forma madura e racional cada detalhe da rodovia que ligará Camapuã a Ribas do Rio Pardo, desembocando em Santa Rita do Pardo.