Fabiana Galvão reúne estudantes para palestra sobre abuso sexual
A vereadora Fabiana Galvão (Patri) reuniu dezenas de alunos das escolas públicas de Ribas do Rio Pardo para assistirem a uma palestra de conscientização e enfrentamento ao abuso sexual. Realizado na Câmara, só durante a manhã dessa sexta-feira (25/05) o evento já tinha contado com mais de 60 estudantes de 11 a 16 anos das escolas Estadual Dr. João Ponce de Arruda (Jopa) e Municipal Iracy da Silva Almeida (ISA). Flávia Fernandes, do Projeto Nova, foi a responsável pela palestra, que contou com a presença do deputado estadual Herculano Borges, autor da lei que instituiu o Maio Laranja em Mato Grosso do Sul.
“Nosso estado lidera o ranking de estupros no Brasil. Para combater isso, precisamos conscientizar a população. Principalmente as crianças e os adolescentes, que tendem a ser os mais vulneráveis. Como vereadora, não me basta fiscalizar apenas as questões estruturais das escolas. Preciso garantir que os alunos tenham total apoio para desenvolverem o aprendizado. Faço isso me colocando à disposição deles tanto para ajudar em eventuais situações constrangedoras que possam estar passando quanto para instruí-los a reconhecer algum problema nos colegas”, disse Fabiana Galvão.
Durante cerca de uma hora, os estudantes assistiram a uma palestra com vídeos explicativos e linguagem adaptada ao entendimento deles. Receberam, ainda, uma cartilha que ensina a identificar e a denunciar as suspeitas de abuso.
“É importante ficar de olho em qualquer mudança de comportamento da criança e do adolescente. Muitas vezes, os abusadores usam seu poder de convencimento para colocarem a culpa nas vítimas, que podem ficar agressivas, com baixa autoestima ou até desenvolver um comportamento erotizado”, disse Flávia.
Uma das alunas que acompanhou a palestra foi Jenifer Pereira, de 14 anos, do 7° ano da ISA. “Foi muito interessante. É um tema muito sensível. Infelizmente, pode acontecer com qualquer pessoa. Sabendo como e onde buscar ajuda, a gente tenta ficar um pouco mais tranquilo”, disse ela, ao lado de sua professora de português Marcela Campos.
A vereadora Professora Sonia (PSDB) também compareceu ao evento.
Denúncia
Para denunciar qualquer suspeita de abuso sexual, disque 100 ou acesse www.disque100.gov.br. As denúncias são anônimas.
Maio Laranja
Lei Estadual 5.118/17, o Maio Laranja é realizado pela primeira vez neste ano, com o estado promovendo atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente. Em parceria com a ONG Projeto Nova, o tema de 2018 é “O amor é a maior forma de proteção”.
Confira as fotos em nossa página no Facebook.