Nego da Borracharia e Tiago do Zico querem as famílias informadas sobre saúde dos internados

por Assessoria de Comunicação publicado 12/04/2021 12h30, última modificação 12/04/2021 13h55

De autoria de Nego da Borracharia (PSD) e Tiago do Zico (PSDB), o Projeto de Lei 14/21 torna obrigatório às unidades de saúde de Ribas do Rio Pardo disponibilizar boletim médico diário acerca do estado de saúde e das condições de tratamento do paciente internado que estiver sob os seus cuidados.

“Em meio a essa triste pandemia, já é desesperador para um cidadão ver seu ente querido sendo internado. O desespero, porém, dá lugar à revolta a partir do ponto em que a pessoa não tem sequer informações sobre as condições clínicas do paciente, muitas vezes sendo informada apenas em caso de óbito”, dizem os vereadores.

O PL estipula que os dados sejam disponibilizados a um contato previamente repassado pelo paciente ou a um familiar. As informações devem ser narradas de forma humanizada e de fácil entendimento para o cidadão.

A matéria ainda garante que, em caso de alteração significativa no estado clínico do paciente, será o contato informado imediatamente, independentemente de o boletim diário já ter ou não sido enviado.

“Importante destacar que a proposta não gera ônus à Prefeitura, já que os dados podem ser repassados por telefone ou aplicativos de mensagens instantâneas. Um procedimento simples, gratuito, mas que busca levar um pouco de tranquilidade ao cidadão ao dar transparência no tratamento de seu ente querido”, acrescentam Nego da Borracharia e Tiago do Zico.

Tramitação

Protocolada, a proposição aguarda o presidente da Câmara enviá-la ao Plenário para dar início à tramitação, o que pode acontecer já na sessão dessa terça-feira (13/04).

PL

Clique aqui e baixe o PL na íntegra.