Nego da Borracharia quer incentivar o trabalho voluntário

por Assessoria de Comunicação publicado 18/08/2023 11h13, última modificação 18/08/2023 11h13

De autoria de Nego da Borracharia (PSD), o Projeto de Lei 28/23 busca instituir agosto como o mês de incentivo ao trabalho voluntário. A proposição, que já foi encaminhada para análise das comissões permanentes, tem coautoria de Tania Ferreira (Solidariedade) e Tiago do Zico (PSDB). 

“No contexto social atual, todo incentivo a ações efetivas de solidariedade deve ser implementado, como forma de beneficiar tanto aqueles que executam o trabalho voluntário quanto aqueles que o recebem. A toda evidência, nessa dinâmica, os dois lados saem fortalecidos, pois toda boa ação gera uma reação favorável. Ademais, o convívio assim estabelecido favorece a empatia e o estabelecimento de laços de entendimento e compreensão, totalmente favoráveis à melhoria das relações sociais entre os diferentes segmentos do ambiente social”, diz o autor. 

O PL narra que caberia à administração pública incentivar o trabalho voluntário tanto no setor público quanto no privado, não podendo esta modalidade substituir os serviços regulares, sejam eles permanentes, temporários ou eventuais. O Executivo editaria a minuta do termo de adesão via decreto enquanto o Legislativo publicaria por resolução. Sempre no mês de agosto, os dois Poderes fariam a divulgação das atividades voluntárias programadas, devendo destinar os espaços físicos necessários à execução dos trabalhos.

PL 28/23


Clique no link e acesse o PL 

https://sapl.ribasdoriopardo.ms.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/1198/p.l.l_no_28.2023.pdf