Nota Oficial sobre projeto de suplementação
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo manifesta sua surpresa com nota oficial assinada pelo prefeito onde o chefe do Executivo fala sobre a possibilidade de paralisar serviços públicos devido ao PL 28/21 não estar recebendo “rápida tramitação”.
No citado Projeto de Lei, o prefeito pede autorização para usar mais R$27,6 milhões. No entanto, quando assumiu o mandato, o chefe do Executivo já tinha plena ciência da reserva orçamentária de mais de R$119 milhões, fixada na Lei 1.183/20 para atender todo o ano de 2021, valor este que, na falta de benefícios visíveis à população, desperta a curiosidade de alguns vereadores sobre onde teria sido investido.
Causa estranheza a forma usada pelo prefeito para intimidar os vereadores, uma vez que o próprio chefe do Executivo, repetidas vezes, afirmou não depender do trabalho desses parlamentares. Vale lembrar que, em seu próprio discurso de posse, o prefeito reforçou que queria ser fiscalizado por esta Casa de Leis, questão pela qual deveria se mostrar agradecido por estar sendo atendido.
Outro ponto que desperta surpresa em alguns vereadores e em grande parte da população é o fato de o atual prefeito ter sido um crítico ferrenho de pedidos de créditos suplementares nas gestões anteriores. Um gestor deve honrar o posicionamento assumido junto ao povo, e não criticar algo só para ser eleito e depois fazer igual ao que criticava. A Câmara entende essa falta de postura como um desrespeito à população de Ribas do Rio Pardo.
No mais, é incoerente cobrar “rápida tramitação” quando nem mesmo o próprio prefeito se interessou em fazer pedido de urgência quando protocolou o PL. Esta Presidência reforça que a proposição ainda será melhor analisada, colocando hoje em pauta um requerimento convocando o chefe do Executivo a dar explicações sobre o referido projeto.
Ribas do Rio Pardo, 31 de agosto de 2021
Tiago do Zico (PSDB)
Presidente