Paulo da Pax renuncia à Primeira-Secretaria
Ao fim da sessão ordinária desta terça-feira (23/02), Paulo da Pax (DEM) renunciou ao cargo de primeiro-secretário da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. O vereador usou o Grande Expediente para falar de uma ideia de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o prédio do desativado Cras do Estoril, fez falas diretas ao editor Kleber Kará e encerrou abrindo mão da vaga na Mesa.
“Senhor presidente, quero que fique registrado em ata que, neste momento, estou renunciando à Primeira-Secretaria”, se limitou a dizer o vereador, sem mais explicações.
Paulo da Pax abdica da Primeira-Secretaria 53 dias após ter tomado posse no seu segundo mandato como parlamentar, data em que também foi eleito para o cargo da Mesa Diretora.
Embora o segundo-secretário substitua o primeiro em eventuais ausências nas sessões, quando há renúncia o Regimento estipula uma eleição suplementar para o cargo vago, devendo a votação ocorrer já na reunião ordinária imediatamente seguinte. No caso, a eleição será na próxima terça-feira (02/03).
O primeiro-secretário tem, dentre outras, as seguintes funções: organizar o expediente e a Ordem do Dia, fazer a chamada dos vereadores, superintender a redação das atas, registrar em livro próprio os procedentes firmados na aplicação do Regimento Interno e manter à disposição do Plenário os textos legislativos atualizados.
Discurso
Todo o pronunciamento do vereador está disponível no Facebook da Câmara. Paulo da Pax inicia a fala no Grande Expediente em 1h14min24s de transmissão e anuncia a renúncia em 1h21min26s.