Policial Christoffer quer a Prova de Laço reconhecida como modalidade esportiva e patrimônio imaterial

por Assessoria de Comunicação publicado 04/10/2023 12h46, última modificação 04/10/2023 12h46

De autoria de Policial Christoffer, o Projeto de Lei 39/23 busca autorizar a prática, criar a modalidade esportiva e reconhecer a Prova de Laço, consistente em laço comprido, como bem de natureza imaterial do patrimônio cultural de Ribas do Rio Pardo. 

O Projeto de Lei visa atender a demanda na atividade esportiva dos torneios de laço da modalidade "laço comprido" em esporte municipal em Mato Grosso do Sul, além de atender ao anseio dos adeptos deste esporte, configura-se como uma medida necessária, que levará o nosso município a ser o pioneiro neste setor proporcionando a que, no futuro tenhamos destaque no cenário nacional com os praticantes da modalidade”, diz o vereador. 

O texto considera como laço comprido (tiro de laço) a prova realizada em uma pista (cancha), quando o laçador deve arremessar o laço antes que seu cavalo ultrapasse a marca de 100m. A proposição ainda reforça a proibição de eventos em que ocorram atos de crueldade contra animais, sem prejuízo das determinações e sanções previstas em outros dispositivos legais. 

Tramitação 

O PL já foi lido e encaminhado para análise das comissões permanentes na sessão dessa terça-feira (03/10). 

Clique no link e acesse o PL 

https://sapl.ribasdoriopardo.ms.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/1276/p.l.l_no_39.2023.pdf