PRF e vereadores dialogam sobre programa de educação no trânsito
Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve, nesta quarta-feira (10/03), na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo para esclarecer o funcionamento do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) e dialogar com os vereadores e servidores.
“O melhor caminho para manter um número reduzido de acidentes, feridos e mortes é a educação. São três os pilares para um trânsito seguro: educação, engenharia e fiscalização. No entanto, é a educação que traz um resultado mais eficaz, pois, independentemente de fiscalização e até de uma rua com problemas de sinalização ou conservação, uma pessoa consciente e responsável tem uma chance muito menor de se envolver em acidentes”, disse o inspetor Fábio Sodré, chefe do Getran, ao lado do também policial Enio Vaz e do incentivador do projeto Luiz Marabá.
O setor, vinculado à PRF, existe em todas as unidades federativas do país. Em MS, o Getran ainda desenvolve o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), onde são incentivas atividades teatrais nas escolas com ensinos fundamentais I e II, médio, educação de jovens e adultos e nas unidades de ensino que tenham estudantes com deficiência.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Sabemos que o Legislativo tem a missão de acompanhar e fiscalizar tudo o que acontece no município. Além do mais, antes de vereadores e servidores, todos são cidadãos e circulam pelas ruas”, disse Cris Moura, coordenadora pedagógica do Getran.
Cinco vereadores estiveram presentes: Ataíde Feliciano (PSC), Luiz do Sindicato (MDB), Nego da Borracharia (PSD), Tania Ferreira (Solidariedade) e Tiago do Zico (PSDB).
“Nossa cidade tem a perspectiva de ter um crescimento populacional muito grande e muito rápido. Com isso, é ainda mais importante dialogarmos sobre os problemas do trânsito e os programas que buscam deixar as nossas ruas mais seguras”, disse Tiago do Zico.
Fetran
Dados apresentados pela ONG Criança Segura apontam que aproximadamente 35% dos óbitos de crianças com idade entre 0 a 14 anos foram causados por acidentes no trânsito, sendo tabulados atropelamentos de pedestres, ciclistas, acidentes envolvendo ocupantes de veículos e ônibus escolares. Importante ressaltar que não foram mencionados na pesquisa as crianças que sofreram acidentes e só foram hospitalizadas ou as que ficaram com sequelas permanentes.
Em parceria com a comunidade escolar, órgãos públicos, instituições parceiras e empresas apoiadoras, o Fetran busca usar a linguagem teatral para estimular, nas escolas, questões que envolvem um trânsito tranquilo como: segurança, cidadania, respeito, saúde, meio ambiente, coletividade e acessibilidade.