Vereadoras, Simted e Prefeitura debatem processo de escolha de diretores de escolas
Edervânia Malta (MDB), Rose Pereira (Psol) e Tania Ferreira (Solidariedade) receberam, nesta quinta-feira (03/11), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted), Teresinha Liguizamon, e o secretário municipal de Educação, Nizael Flores. A reunião teve o objetivo de tratar sobre um decreto editado pelo prefeito João Alfredo (Psol) referente à forma de escolha dos diretores de escolas.
“Convidamos o secretário para esclarecer alguns pontos do decreto que são questionados pelo Simted e verificar onde poderíamos entrar em consenso. Nisso, ficou acordado que o decreto será mantido para não prejudicar o município em relação ao Fundeb, mas que, no momento da formulação do edital para escolha dos diretores, haverá um amplo debate com o Sindicato. Os professores precisam participar de qualquer decisão”, disse Rose Pereira.
O Executivo explicou que elaborou a normativa para atender a um prazo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Do contrário, alega que o município poderia perder recursos.
“O Simted reclamou que o decreto foi feito sem que houvesse diálogo com o Sindicato. Nisso, a vereadora Edervânia Malta sugeriu essa reunião para que pudéssemos buscar um entendimento. Afinal, só vamos para frente se caminharmos todos juntos: Executivo, Legislativo e os profissionais envolvidos, que são aqui representados pelo Simted. Foi uma reunião muito proveitosa, onde pudemos ouvir todos os lados e chegar a um consenso”, disse Rose Pereira.