Vereadores aprovam quatro matérias
Mais de uma centena de pessoas compareceu à Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo na sessão dessa terça-feira (27/06). Diante do Plenário lotado, os vereadores aprovaram quatro proposições: dois projetos de lei (PL’s), um requerimento e uma indicação. Houve, ainda, três projetos de lei complementar (PLC’s) do Executivo encaminhados para avaliações das comissões permanentes. Todos os 11 parlamentares estiveram presentes.
A Prefeitura pediu urgência especial na tramitação dos seus três PLC’s. O primeiro deles trata da reorganização administrativa do próprio Poder Executivo Municipal. O segundo tem a missão de criar e alterar cargos, possibilitando a abertura de um concurso público para substituir todos os contratados através do processo seletivo de 2017. Por fim, o terceiro projeto quer ampliar o número de professores de educação básica, criar vagas para educadores concursados na Escola Mimoso e regularizar a situação dos professores monitores.
Boca de Lata (PR) e Luiz do Sindicato (PTB) tiveram aprovado em segunda e última votação o PL que estabelece 18 de março como o Dia Municipal do DeMolay. Os vereadores afirmam que, durante os 18 anos de atuação em Ribas, a Ordem DeMolay tem contribuído de forma imprescindível na formação de cidadãos, estimulando os jovens a discutir problemas, expressar suas ideias e a desenvolver um trabalho social e construtivo. O projeto segue para avaliação do prefeito.
Anderson Guimarães (PRP) teve aprovado em segunda e última votação o PL que torna obrigatório o atendimento preferencial aos autistas e seus acompanhantes nos estabelecimentos públicos e privados de Ribas. O vereador acredita que a inserção da fita colorida de quebra-cabeças, símbolo do transtorno do espectro autista, nas placas de atendimentos preferenciais ajudaria bastante a evitar constrangimentos e garantir direitos a quem sofre da síndrome. A matéria segue para análise do prefeito.
Lourenço José da Silva (PR) cobrou do secretário de Administração informações sobre a quantidade de vigias e guardas municipais do quadro funcional, assim como seus nomes e os locais onde estão lotados. O vereador alega que alguns dos prédios públicos não estão tendo vigilância.
Boca de Lata solicitou ao prefeito a construção de uma lombada de faixa elevada em frente à Escola Estadual Eduardo Batista Amorim (EBA). O vereador diz que a atual lombada é pequena e fora dos padrões. Boca de Lata reforça que o fluxo de automóveis e motos é intenso no local, pondo em risco a integridade física dos pedestres, principalmente dos alunos da unidade de ensino.
Clique aqui para o download da pauta completa em PDF.
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo encerra seu primeiro semestre de sessões ordinárias. Em julho, conforme manda o Regimento Interno, haverá recesso legislativo. Os funcionários seguirão trabalhando em horário normal, sendo que a próxima reunião ordinária está prevista apenas para as 19h da primeira terça-feira de agosto (dia 07).
Confira as fotos da sessão no Facebook da Câmara.