Vereadores e secretário debatem melhorias para a saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 18/02/2022 14h23, última modificação 18/02/2022 14h23

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta sexta-feira (18/02), o secretário de Saúde. Matheus Bolis veio apresentar a minuta do planejamento para os próximos quatro anos (2022/25), buscando ideias e opiniões dos vereadores para produção do texto final que será encaminhado para análise do Conselho Municipal de Saúde.

“O Matheus já esteve aqui no ano passado para discutir esse plano conosco. É um secretário jovem, com ideias renovadas e a reunião foi bem produtiva para sugerirmos melhorias em alguns pontos na área da saúde, como o atendimento à zona rural e a questão do Samu, que conseguiria oferecer um atendimento mais rápido se tivesse uma sede própria aqui em Ribas”, disse Edervânia Malta (União), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo.

Ações sociais frequentes nos assentamentos, sede independente para o laboratório e melhoria na abordagem da Vigilância Sanitária foram alguns dos outros importantes pontos sugeridos pelos parlamentares. Houve, inclusive, a ideia da formulação de um projeto para que a Prefeitura tenha um veículo para levar medicamentos diretamente na casa da população mais carente, o que será reforçado via indicação ao Executivo.

O documento trazido aos vereadores já previa pontos como: implantação de UTI, ampliação do Hospital, aumento da oferta de especialidades médicas e melhorias estruturais nas unidades de saúde.

“Vamos ter um aumento gradativo nas cirurgias. Nós já temos os profissionais para esse atendimento. Estamos começando a prever situações para melhorar as estruturas das unidades. Do Hospital 19 de Março, já está sendo encaminhado para licitação um projeto para ampliação, conforme a Suzano fará uma parte e nós entraremos com a outra”, disse o secretário sobre alguns os tópicos previstos para saírem do papel já nos próximos meses.

Estiveram presentes na reunião: Edervânia Malta (União), Nego da Borracharia (PSD), Rose Pereira (Psol), Tania Ferreira (Solidariedade) e Tiago do Zico (PSDB).