Vereadores e técnicos da Prefeitura dialogam sobre projeto de reposição inflacionária
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta terça-feira (14), o secretário adjunto de Finanças e Planejamento da Prefeitura, Leonan Lázaro, para, junto ao procurador geral do Município, Paulo Rogério, detalhar o Projeto de Lei 01/25, que visa corrigir os salários dos servidores do Executivo pela inflação oficial.
“Esse tipo de reunião é fundamental para que nós, vereadores, possamos estar bem esclarecidos para responder às dúvidas e cobranças da população. A gente quer trabalhar exatamente com essa parceria entre Prefeitura e Câmara para compartilharmos conhecimento a fim de estarmos todos bem amparados para as votações dos projetos”, disse a chefe do Legislativo, Tania Ferreira (PP).
Questionado sobre o porquê de o projeto se limitar a conceder o reajuste de 4,83% referente ao IPCA acumulado em 2024, Leonan Lázaro citou um cenário de incertezas em relação à arrecadação municipal.
“Nós estamos, em primeiro cenário, utilizando uma metodologia mais cautelosa. Estamos estudando ainda os números: o nosso orçamento, a nossa arrecadação. Existe um cenário um pouco preocupante nacional de queda de repasses constitucionais como o FPM e o ICMS. Então, levando em consideração alguns cenários preocupantes, nós estamos, em primeiro momento, propondo o projeto dessa forma, mas nada impede que, posteriormente, verificado um aumento na perspectiva de arrecadação, uma melhora na economia, com os repasses ao município e a arrecadação, nós possamos conceder um aumento real”, disse o servidor, elogiando a produtividade da reunião com os vereadores e se colocando à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Além da presidente, estiveram presentes os vereadores: Dione Tavares (PSB), Jaqueline Arimura (PT), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lucas Lopes (PT), Policial Christoffer (PL) e Rose Pereira (PSDB).
PL 01/25
De autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB), o PL 01/25 tem previsão de ser encaminhado para análise das comissões já na sessão desta terça-feira (14), sendo, em seguida, votado em regime de urgência na reunião de quinta-feira (16).