Vereadores participam da solenidade de lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.

por Assessoria de Comunicação publicado 20/08/2015 10h08, última modificação 20/08/2015 10h08

Os Vereadores Sebastião Robeto Collis (PMDB), Adriano Aparecido Nogueira (PPS), Sônia Maria de Oliveira Passos (PSDB) e Adão de Souza Pluma (PT do B) participaram da solenidade de lançamento do "Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência"  o PROERD, que foi lançado nesta quarta-feira, dia 19, em Ribas do Rio Pardo na quadra de esportes da Escola Iracy da Silva Almeida (ISA). A iniciativa é conjunta entre Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e Comando do 2° Pelotão da Polícia Militar em Ribas do Rio Pardo. 

O programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgindo em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O PROERD é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio ( livro do estudante, diploma, camiseta e diploma) desenvolverão um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula, nas escolas municipais de Ribas do Rio Pardo, beneficiando 250 alunos.

O material didático contém o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais PROERD nos desenvolvimento da lições.

O programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.