Geral

VER MAIS

Câmara aprova seis proposições

Geral
28 de outubro de 2025

A 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo teve, nesta terça-feira (28), seis proposições aprovadas: um projeto de lei e cinco indicações.

 

APROVADOS POR UNANIMIDADE EM ÚNICA VOTAÇÃO

·         De autoria de Lucy Duarte (PSD), a Indicação 236/25 solicita adequação da faixa de pedestre elevada construída na Rua José Coleto Garcia, 1.464;

·         De autoria de Tania Ferreira (PP), a Indicação 237/25 solicita atendimento noturno e aos finais de semana para o público masculino nas unidades de saúde, em alusão ao Novembro Azul;

·         De autoria de Jeová do Banco (PP), a Indicação 238/25 solicita instalação de postes de iluminação no canteiro central da Avenida Nelson Lirio, no trecho entre as ruas Waldemar Francisco da Silva e Benjamim de Oliveira;

·         De autoria de José Heleriano (PP), a Indicação 239/25 solicita implantação de abono anual para os servidores, com critérios de avaliação de resultados;

·         De autoria de José Heleriano (PP), a Indicação 240/25 solicita designação de um servidor para a Agraer a fim de dar assessoria técnica em projetos e regularização de cadastros com foco nos pequenos produtores da agricultura familiar.

 

APROVADO POR UNANIMIDADE EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

·         De autoria de Rose Pereira (PSDB), o PL 93/25 busca denominar a Casa de Velório como Casa de Velório Paulo Henrique Pereira da Silva.

 

GRANDE EXPEDIENTE

O primeiro a fazer uso da palavra livre foi Sargento Nei (PSDB), ressaltando que participou, nesta terça-feira, junto ao prefeito e ao secretário de Saúde da entrega da aparelhagem de som e de uma tenda para a Academia da Saúde. Segundo o vereador, é algo simples, mas que auxiliará muito às pessoas que praticam atividade física no local. O parlamentar ainda parabenizou os servidores públicos pelo 28 de outubro. Sargento Nei finalizou alegando que uma pessoa divulgou que ele gastou o triplo do que ele gastou com verba indenizatória e falou que a população não conhece essa verba e não tem noção de como funciona. O vereador disse respeitar os demais parlamentares que não usam a verba, mas que ele percebeu nas caminhadas de campanha que a população, muitas vezes, dizia que era preciso trocar os vereadores porque não os via fazendo nada. Sargento Nei disse que não quer passar por isso e que precisa divulgar o desenvolvimento do seu trabalho. O vereador ressaltou que a verba indenizatória não é bagunçada e explicou que é preciso contratar empresa e prestar conta tudo. Tania Ferreira (PP) pediu um aparte para complementar que a verba indenizatória é regulada por lei e Sargento Nei ressaltou que é a Lei 1.309/23, dizendo que foi outorgada pelo prefeito da época.

 

O segundo a falar foi Jeová do Banco (PP), parabenizando Sargento Nei pelas palavras e ressaltando a fala de Tania Ferreira, que a Câmara opera dentro das leis. O vereador alegou que todos trabalham com honestidade procurando fazer o bem para a população. O parlamentar também parabenizou os servidores públicos pelo 28 de outubro.

 

Em seguida, José Heleriano (PP) iniciou agradecendo a presença do professor Sebastião pela homenagem a seu falecido pai proposta por Rose Pereira (PSDB) e também parabenizou os servidores públicos pelo 28 de outubro. O vereador ressaltou que a Indicação 239/25 vem sendo desenhada desde 2023 e chega para somar esforços em prol do servidor junto a outras propostas já apresentadas por Lucas Lopes (PT) e Jaqueline Arimura (PT). O parlamentar alegou que a Indicação 240/25 foi encaminhada porque Ribas do Rio Pardo tem mais de 430 assentados que, embora estejam sendo atendidos pela Secretaria, merecem um avanço nas políticas para que seja montada uma cadeia de produção em escala.

 

A quarta e última a fazer uso da palavra foi Rose Pereira (PSDB), agradecendo à viúva, ao filho e à nora do falecido Paulo da Pax pela presença na sessão e ressaltando a aprovação do PL 93/25, alegando que Paulo da Pax foi um grande homem, pai, avô, sogro e amado por muitos. A vereadora também parabenizou os servidores pelo 28 de outubro, citando os nomes e José Heleriano, Jaqueline Arimura e Lucas Lopes pelas propostas já apresentadas buscando valorização dos servidores.

 

PRESENÇAS

Todos os 11 vereadores estiveram presentes.

 

REPRISE

Assista à reprise da sessão no Youtube da Câmara

 

PAUTA

Clique aqui e acesse a pauta oficial