Geral

VER MAIS

Câmara homenageia mulheres rio-pardenses

Geral
06 de março de 2026

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo realizou, nesta sexta-feira (06), Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A reunião contou com uma Mesa Diretora simbólica formada pela bancada feminina e teve uma palestra sobre violência doméstica, ministrada pela delegada Maíra Machado.

 

“É com muito orgulho que estou aqui hoje, em uma câmara que, de 11 vereadores, quatro são mulheres. É uma porcentagem que eu nunca vi na minha trajetória. E o melhor: a presidente também é uma mulher, algo inédito até para Ribas. Isso significa muito em termos de representatividade e na igualdade de direitos”, disse a policial civil.

 

Durante a palestra de 40 minutos, a delegada falou sobre os diversos tipos de violência e as formas de enfrentamento, que, segundo ela, envolvem três pilares: a união de toda a sociedade, a educação de base e os grupos reflexivos para desconstruírem o lado violento dos agressores.

 

“Às vezes, a mulher não se sente segura para ir a uma delegacia, até por ainda estar sofrendo no ciclo da violência. Mas é importantíssimo que todas peçam ajuda! A mulher deve procurar uma delegacia ou, não havendo uma próxima, que seja a Polícia Militar. Pode ligar no 190 ou até mesmo no 180. Inclusive, não é necessário ser uma vítima. Basta que seja alguém que saiba de uma violência para denunciar e nos ajudar a investigar e a acolher a vítima da melhor forma. A denúncia pode até ser anônima”, reforçou Maíra Machado.

 

Após a palestra, cada vereador entregou uma homenagem a uma cidadã de sua escolha pela trajetória de vida e histórico no município.

 

“É um orgulho para a Câmara poder receber aqui tantas mulheres que ajudaram a fazer a história de Ribas do Rio Pardo. Temos muito a agradecer a cada uma de vocês. Infelizmente, ainda temos muitos casos de violência acontecendo. E vamos continuar lutando! Para isso, vamos instalar a Procuradoria da Mulher na Câmara. Não vamos fazer o trabalho das polícias, mas vai ser mais um espaço para acolher a vítima e dar encaminhamento da denúncia junto às autoridades competentes. E não vamos ficar só na cidade. Vamos levar o órgão à zona rural, até os assentamentos. Toda mulher importa”, disse a presidente Tania Ferreira, ao lado de Jaqueline Arimura (PT), Lucy Duarte (PSD), Rose Pereira (PSDB) e da primeira-dama Adriana Moureira.

 

CONFIRA A LISTA DAS HOMENAGEADAS

·         Adriana Antoniolli Pereira (Tania Ferreira)

·         Aurenidia Alencar (Dione Tavares)

·         Clemência Rosa de Campos (Lucy Duarte)

·         Ivanilde Ribeiro (Lucas Lopes)

·         Lecy da Silva Ramos (Anderson Arry)

·         Maria dos Santos Ciriaco de Queiroz (Sargento Nei)

·         Maria Rita Alves Pimenta (Policial Christoffer)

·         Neusa Pereira de Oliveira (José Heleriano)

·         Neuza Maria Guedes (Jeová do Banco)

·         Pedrina dos Santos Gouvea (Jaqueline Arimura)

·         Vânia Lúcia Torres (Rose Pereira)

 

PRESENÇAS

Todos os 11 vereadores estiveram presentes.

 

REPRISE

Assista à reprise da sessão no Youtube da Câmara