Geral

VER MAIS

Maio Laranja: Câmara realiza palestra de enfrentamento ao abuso de crianças e adolescentes

Geral
26 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo realizou, nesta segunda-feira (26), uma palestra sobre o Maio Laranja, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o título “Feridas Invisíveis”, a psicanalista Viviane Vaz, idealizadora da campanha, falou por quase uma hora diante de um auditório lotado.

“O título da palestra é ‘Feridas Invisíveis’, pois são questões que as pessoas, muitas vezes, não veem. A ideia é justamente sensibilizar para o tema, pois ele existe de uma forma muito forte e traz consequências terríveis para as vítimas. Aqui em Mato Grosso do Sul, 85% dos casos de abuso sexual acontecem no ambiente familiar. Isso é bem preocupante! E, agora, a gente ainda tem o efeito da internet. A criança pode estar dentro de casa, no seu quarto, com a mãe ao lado, mas, ao mesmo tempo, sendo vítima de um assédio, tendo acesso a conteúdos pesados, sendo chantageada a fazer coisas erradas... O cuidado precisa ser redobrado!”, explicou Viviane Vaz.

A Mesa da solenidade foi composta por Jaqueline Arimura (PT); Lucas Lopes (PT); Luciana Malta representando o Conselho Tutelar; e Carlos Dutra, presidente da Associação de Pastores, representando o prefeito Roberson Moureira (PSDB).

“A palestra foi além das nossas expectativas. Foi uma excelente participação de alunos das escolas EBA e Jopa, de professores, representantes do Conselho Tutelar, da rede de proteção à criança e ao adolescente... Eu acredito que precisamos estar, sempre, impulsionando essas palestras para trazer para a população toda informação possível sobre a questão da denúncia e o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Jaqueline Arimura, agradecendo a parceria do secretário de Esporte, Charlin Castro, e do vereador da capital, Herculano Borges (Republicanos), autor da Lei Estadual 5.118/17 que instituiu o Maio Laranja no Calendário Oficial de MS.

Viviane Vaz abordou desde a legislação que protege os direitos das crianças e adolescentes aos impactos dos abusos no desenvolvimento emocional, psíquico e neurológico.

“Só temos a agradecer a todos que participaram do evento e que somaram esforços para que ele fosse realizado. Foi uma palestra brilhante, adaptada para os adolescentes e com temas bem atuais, como a abordagem da relação dos jovens com a internet e os cuidados que devem ser tomados. A Viviane é uma profissional super conceituada e é muito importante podermos contar com ela aqui em nosso município”, disse Lucas Lopes.

Denúncia

Você pode denunciar uma suspeita de abuso sexual procurando uma delegacia, unidade de saúde, conselho tutelar (99189-0402) ou através do Disque 100 e do seu site www.disque100.gov.br. As denúncias são anônimas.

Maio Laranja

O Maio Laranja foi incluído no calendário estadual pela Lei 5.118/17 e municipal pela 1.127/19. Trabalhos de conscientização são feitos em parceria com a ONG Projeto Nova.

Desde 2011, o Projeto Nova busca promover qualidade de vida às famílias envolvidas em violência e exploração sexual através de ações socioeducativas, que incluem palestras e cursos de capacitação. Para saber mais sobre a ONG, acesse http://projetonova.com/institucional/