A+ A-
Representantes da Câmara e da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo receberam, nesta terça-feira (03), a vice-prefeita de Barra do Ribeiro/RS, Kátia Olizsewski (PP). O município gaúcho está se preparando para também receber obras de uma grande fábrica de celulose e veio conhecer de perto os impactos da experiência rio-pardense.
“Ficamos muito felizes em ter esse contato com Barra do Ribeiro e poder, de alguma forma, tentar ajudar a partir da nossa experiência em Ribas. A fábrica vai mudar o perfil da cidade, como mudou a nossa aqui. E, com isso, é importante estar preparado! Quero dar os parabéns à vice-prefeita Kátia por todo o empenho e dizer que estaremos sempre de portas abertas para somar”, disse a presidente Tania Ferreira (PP).
Ao longo de mais de uma hora, os vereadores presentes e o prefeito Roberson Moureira (PSDB) expuseram tanto os bônus que o megainvestimento traz para a arrecadação e para o aquecimento da economia local quanto às necessidades de melhorias que o município precisa buscar.
“É preciso preparar a cidade em vários quesitos, como na questão da segurança, na filtragem da mão de obra que vai trabalhar nas empresas que vão tocar o projeto... Na educação, tem que criar boa quantidade de vagas nas escolas de ensino fundamental e infantil para que, na hora em que terminar a obra, as famílias tenham aonde matricular seus filhos para estudar. É preciso estruturar, junto às empresas, um atendimento de saúde para os trabalhadores da obra para que não sufoque a rede municipal. Habitação, esgoto, energia... Tudo na infraestrutura tem que ser pensado para que você não seja surpreendido por falta de planejamento”, disse o chefe do Executivo.
A fábrica de Barra do Ribeiro será operada pela chilena CMPC. Os valores previstos giram em torno de R$24 bilhões, sendo o maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul. O município gaúcho tem população estimada pelo IBGE em 12.475 habitantes e deve receber mais dez mil pessoas para trabalhar na obra, o que vai, praticamente, dobrar o número de habitantes.
“Nossa missão aqui é ver e ouvir a experiência de Ribas do Rio Pardo para tentar amenizar o ônus que Barra do Ribeiro vai ter. Vocês passaram aqui com a Suzano o que nós vamos passar com a CMPC. Apesar da grande alegria, pois tenho a certeza de que o bônus é muito maior, precisamos nos precaver e preparar a cidade e a população para que possamos ter um melhor desenvolvimento com o menor impacto social para a comunidade. Só tenho a agradecer a acolhida da presidente Tania e todas as sugestões do prefeito Roberson e dos demais vereadores. Estão nos ajudando muito”, disse Kátia Olizsweski, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra do Ribeiro, Carlos Rutkoski, e do consultor de Relações Institucionais da CMPC, Daniel Andriotti.
PRESENÇAS
Estiveram presentes os seguintes vereadores: Dione Tavares (PSB), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lucas Lopes (PT) e Tania Ferreira (PP).